Técia Borges
é Ortodontista e Fine Art Photographer
Nasci em Salvador. Foi na Bahia que cresci, passei a maior parte da minha vida e moro atualmente. Trago em mim os encantos e os costumes de viver nesta terra e ser baiana. Mas, hoje posso dizer que sou do mundo.
Comecei a fotografar em 1995, quando precisei adquirir uma câmera fotográfica para registrar os meus casos clínicos em um curso de Mestrado em Odontologia, minha primeira formação. Época ainda das analógicas. Havia cursado uma disciplina de Fotografia Básica, e então, me aventurei por utilizar a câmera também nas viagens e para documentar o crescimento das minhas filhas.
Com o tempo, naturalmente, transitei para a era da fotografia digital e buscando mergulhar nestes novos conceitos, em 2014, procurei estudá-la com mais profundidade.
A partir daí, foi um caminho sem volta. Aquilo que me movia intuitivamente, agora havia tomado forma e se tornou uma paixão. Hoje, posso dizer, que sou fotógrafa! Me encontro em um universo onde, através de meu olhar, com uma câmera em punho, posso desenhar com a luz e sou deliciosamente feliz e grata por isto!
Nem sempre, as pessoas ao verem uma foto captada por mim, compreenderão seu sentido imediatamente. Mas, as incito para uma linguagem com um olhar simples, que se emociona, se alegra, ou até sofre com as cenas registradas. O motivo para o registro tem que me tocar, pois amo a vida! Portanto, não importa muito o sucesso que a imagem pode ter. Mas, a emoção em realizá-la.
Há uma leve presunção de compartilhar o sentimento registrado e o pouco da história que as imagens querem contar. Assim, ao publicar ou compartilhar minhas fotos, saio do monólogo para o diálogo com quem não conheço e convido-os a se comunicar comigo através de um outro idioma: o fotográfico. Bem vindos a este espaço dialógico!
A fotógrafa